Tuesday, October 24, 2006

Acorda Brasil! Até a Suécia mudou!

Por Margaret Tse *

Por oportunismo eleitoral, volta à tona o assunto privatização com o PT e Lula demonizando a privatização das estatais. Com isto, mostram desinformação e dessintonia total com o que ocorre atualmente na Suécia, modelo de Estado-previdência para os esquerdistas.

Ora, a recente eleição realizada em setembro na Suécia, nos mostra o pior resultado desde 1914 do Partido Social Democrata – no poder por 65 anos, que levou a economia sueca a um estado crítico. Desde 1976, as políticas socialistas e interventoras trouxeram uma grave crise econômica no país, que tem um dos impostos sobre renda mais altos do mundo e um dos sistemas de previdência mais caros entre os países da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD). Oficialmente a taxa de desemprego é de 4,5%, mas está em 17% se forem incluídos os desempregados ocultos (que estão em benefício previdenciário, retreinamento ou aposentadoria antecipada) de acordo com o Instituto Global McKinsey. Significava em 1991, uma perda em torno de mil empregos por dia numa economia em queda livre porque estava ancorada na rigidez da lei trabalhista, cujas regras além de aumentarem os custos, engessavam as empresas. Houve uma mudança estrutural no país no início da década de 90, quando a Suécia foi forçada a iniciar um processo de liberalização da economia, com desregulamentações, reformas e privatizações. A partir daí, a produtividade do setor privado, que emprega 70% da mão-de-obra, vem se tornando crescente.

O pleito de setembro, cujo vencedor foi a Aliança de Centro-Direita, que tomou oficicialmente posse em 6 de outubro, indica a vontade da população sueca em mudar seu país, através de políticas que melhorarão a competitividade e a taxa de emprego. É a eficiência o maior motivador da privatização, porque os ganhos de produtividade geram ganhos de renda permanentes. É o voto do povo para cortar significativamente os impostos e para incentivar o empreendedorismo.

Finalmente a Suécia acordou para a realidade da falência do seu modelo de bem-estar e da falha de suas políticas obsoletas! Quem sabe o Brasil não faz o mesmo? Acorda Brasil!

* Vice Presidente Executiva do Instituto Liberdade, Conselheira da Associação Comercial de Porto Alegre, Associada do IEE.

PESQUISA NO BLOG


Links

Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte
  •  Web Ring Liberal
  • Free Site Ring from BravenetFree Site Ring from Bravenet
    Site Ring from Bravenet